terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Centro da freguesia de Pardilhó em 1892


Identificam-se à esquerda a Capela de Santo António (e seu adro), demolida em 1926, a Igreja actual, inaugurada em 1835, e entre ambos os templos o celeiro do dízimo, que pertenceu ao Mosteiro de Arouca até 1848 e foi demolido em 1906. Em baixo encontra-se o cemitério velho, utilizado de 1835 a 1938. À direita lê-se uma referência a “Casa d’Escola”, que é a escola do Pe. José Lopes Ramos, onde fez a instrução primária Egas Moniz.

Esta imagem corresponde a parte de uma planta parcelar de 1892, identificada como “Lanço de Estrada de Areia do Gonde ao Bunheiro”, um projecto para reforma e alargamento da estrada, que até aí era um caminho apertado cheio de curvas. Pertence ao Arquivo Municipal de Estarreja, Processos de Obras Públicas. Na mesma planta podem ver-se os Moinhos do Carvalhal (dois moinhos, com três mós cada), em frente dos quais passava a estrada velha, e dois fornos de telha em Fontela.


In "História do Centro Paroquial e da Paróquia de Pardilhó", Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó, 2012, p. 25

2 comentários:

  1. Bom dia, Marco.
    Como faço para adquirir o seu livro "História do Centro Paroquial e da Paróquia de Pardilhó"? Faço pesquisa sobre história da família nesta freguesia e estou muito interessada!

    ResponderEliminar
  2. Indique-me s.f.f. o seu contacto e-mail e postal

    ResponderEliminar