quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Canelas e Fermelã pertencem há 150 anos ao concelho de Estarreja

.
Efeméride curiosa e ao que parece esquecida, embora não desconhecida, é a de as freguesias de Canelas e Fermelã terem sido integradas no concelho de Estarreja há exactamente 150 anos. Desde então o nosso concelho mantém as suas fronteiras, com a excepção de ter-se desanexado o concelho da Murtosa em 1926. De tal modo é curiosa a efeméride que justifica duas ou três palavras de conversa. E é nesse sentido que daremos apenas ligeiras pinceladas sobre o assunto, neste artigozinho em jeito de conversa de café, sem ponto de partida ou de chegada.

Apesar da escassez de documentos e estudos sobre a nossa região sabemos que o estabelecimento dos primeiros habitantes na zona será provavelmente pré-romano, ou pelo menos o denuncia o sufixo de Fermelã (vindo o -ã de -ana). Dá-se portanto como prováveis primeiros habitantes celtiberos de um subgrupo dos túrdulos ou de alguma outra tribo lusitana. E não podemos dizer que é mau que os documentos mais antigos que conhecemos referindo estas localidades sejam pouco anteriores à independência de Portugal. Diríamos até que no contexto da nossa comarca estas terras são das que apresentam maior antiguidade nos documentos. De facto, a colectânea dos Diplomata et Chartae, dos Portugaliae Monumenta Historica, tem dois documentos que nos interessam, com referências a estas localidades e ao lugar do Rochico. O primeiro (pág. 334, doc. DXLIX, ano 1077) refere Farelanes(?), Canellas e Riu Sicu. O segundo (pág. 338, doc. DLVII, ano 1078) tem Riu Siccu, Fermellana e Kanellas. As datas respeitam já à Era de Cristo, que tem, como se sabe, 38 anos de diferença em relação à de César, então em uso.

Estas localidades vieram a pertencer aos marqueses de Angeja, que tinham autoridade sobre as terras dos antigos concelhos de Angeja e Figueiredo (mais tarde Bemposta). Do foral de uma e outra localidade beneficiaram confusamente em 1514, ao que parece com primazia para Bemposta, que teve efectiva autoridade nestas freguesias.

No primeiro censo português, o de D. João III, feito em 1527, as duas freguesias surgem pertencendo ao concelho de Figueiredo, cuja cabeça era a vila de Bemposta, com a informação de ter a «Aldea de Farmelãom e Canelas e fregesia, 84» vizinhos.

Religiosamente Fermelã foi vigararia da apresentação das freiras do Mosteiro de Jesus (Aveiro), da Ordem de S. Domingos, e passou mais tarde a reitoria. Canelas e Angeja tinham cura apresentado pelo reitor de Fermelã. Curiosamente o primeiro assento de óbito feito em Fermelã foi de um canelense, em 6(?)-9-1580, e os assentos de casamento e baptismo são de 30-4-1584 e 11-1(?)-1585 respectivamente. Durante muito tempo os habitantes de Canelas e da «villa de Angeja» fizeram os seus registos em Fermelã. Canelas tem um primeiro baptismo em livro próprio em 2(?)-11-1677, casamento em 6-3-1704 e óbito em 9-2-1735.

Mas o que tem interesse para a nossa conversa, pondo de parte estas divagações, é a integração das duas freguesias no concelho de Estarreja. Elas pertenceram, até ao século XIX, ao concelho de Bemposta, por poucos anos estiveram mudadas para o de Angeja e, com a extinção deste concelho, passaram para o de Estarreja, pelo Decreto de 31-12-1853, publicado no Diário do Governo de 3 de Janeiro de 1854, com os mapas respectivos publicados nos dois dias seguintes (o que nos interessa foi no dia 5). O concelho de Bemposta veio suprimir-se só em 1855. Para dar uma noção do seu valor para a época diremos que pelo censo de 1864 Canelas tinha 1409 habitantes e Fermelã 1709 habitantes.

Ora, é coisa pouca o que se espreme desta nossa conversa, mas dará certamente para que alguém pense abrir uma garrafa de espumante em jeito de celebração da efeméride. Ou pelo menos a passagem de ano terá esta vez um segundo motivo de celebração!

In "O Jornal de Estarreja", n.º 4228, 14.11.2003, p. 5
.

Sem comentários:

Enviar um comentário