sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Estarreja e Murtosa no Concílio Vaticano II

.


Assinalaram-se em 2005 os 40 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, efeméride que não passou despercebida na maior parte da comunicação social. Sendo um acontecimento dos mais marcantes na história da Igreja Católica, é para a nossa terra importante lembrar que nele participou gente da nossa gente.

A fotografia que aqui reproduzimos saiu na primeira página do “Correio do Vouga”, órgão oficial da Diocese de Aveiro, edição de 17.12.1965. Nesta fotografia, tirada em Roma em finais de 1965, constam os Prelados oriundos da Diocese de Aveiro que participaram no importante acontecimento. São ao todo sete, três dos quais naturais do concelho da Murtosa e dois do de Estarreja. Devemos o recorte de jornal, donde extraímos a fotografia, ao senhor Padre Manuel Cirne, que teve a simpatia de no-lo emprestar.

Podem identificar-se, em cima e da esquerda para a direita: D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro; D. Frei Francisco Fernandes Rendeiro, O. P., Bispo Coadjutor de Coimbra, da Murtosa; D. Francisco Nunes Teixeira, Bispo de Quelimane (Moçambique), da Póvoa de Beduído; e D. Júlio Tavares Rebimbas, Bispo Eleito do Algarve, do Bunheiro. Em Baixo: D. Manuel Maria Ferreira da Silva, Arcebispo Titular de Cízico e Presidente das Obras Missionárias Pontifícias, de Pardilhó; D. Francisco Maria da Silva, Arcebispo Primaz de Braga, do Monte da Murtosa; e D. Manuel dos Santos Rocha, Arcebispo-Bispo de Beja, o qual se considerava de Calvão, embora houvesse nascido no Brasil.

De todos eles o único vivo é D. Júlio Tavares Rebimbas, que na altura acabara de se tornar Bispo, pelo que ainda pôde participar na última sessão do Concílio. De notar que dos sete que constam na fotografia pode dizer-se que cinco são marinhões: três são do concelho da Murtosa e os dois de Estarreja são de Pardilhó e da Póvoa de Beduído, que já fica nas terras baixas e arenosas da Terra Marinhoa. Poucas terras no mundo se poderão gabar de ter uma tão numerosa e distinta representação naquele momento histórico!

In "O Concelho de Estarreja", n.º 4162, 18.1.2006, p. 6; e
"O Concelho da Murtosa", n.º 2103, 23.1.2006, p. 21

.

Sem comentários:

Enviar um comentário