domingo, 27 de julho de 2014

Filmes realizados nos concelhos de Estarreja e Murtosa

Existem filmes muito significativos, realizados nos concelhos de Estarreja e Murtosa ao longo do século XX, mas é tarefa quase impossível fazer uma lista exaustiva de todos os que se realizaram. Além do mais, as fontes são lacónicas, deixando em alguns casos dúvidas sobre detalhes importantes. E desconhece-se se ainda existe alguma cópia de uma boa parte desses filmes.

Tanto quanto se sabe, a realização em Estarreja e Murtosa começou nos anos 30 do século XX. Em 1936 fez-se um filme de propaganda turística na Murtosa, destinado ao Brasil. Dois anos depois, em 1938, um grupo de frequentadores da Torreira realizou algumas filmagens na Murtosa, para um filme destinado aos E.U.A.

Cerca de 1940 António Guedes Marques, da então recente Fotografia Guedes, produziu o filme “Cinturinhas da Murtosa”, com exibição local, acompanhado por documentários sobre o S. Paio da Torreira, Murtosa, Veiros, Avanca e Pardilhó. Quando em 1981 se inaugurou o museu da Murtosa (na Casa dos Escuteiros) exibiram-se alguns filmes da Fotografia Guedes, dos anos 30-40-50, novamente projectados no A.C.D.M. em 1985.

Surgiu mais tarde a RTP, e nela as primeiras aparições televisivas de Estarreja e Murtosa. Uma delas foi da Banda Nova de Pardilhó, por ocasião de uma visita a Lisboa em 1958/59. Depois foi a feira de Santo Amaro, que mereceu aparecer na televisão em 1963. No contexto revolucionário após o 25 de Abril, em Agosto de 1974, Sousa Veloso entrevistou para a RTP o “Movimento Livre dos Cavadores”, em formação em Avanca.

Realizaram-se outros filmes locais, fora da televisão, sobre a indústria química de Estarreja nos anos 60, e do Carnaval de Estarreja em 1972, este projectado no ano seguinte no Cine-Teatro de Estarreja. Entretanto começaram a fazer-se os primeiros filmes amadores.

É nesta altura que surgem alguns filmes sobre a Murtosa, realizados por Alfredo Tropa (n. 1939), que sendo dali natural foi realizador de algumas dezenas de filmes, e Director dos Arquivos e Documentação da RTP. Temos de Alfredo Tropa os documentários “Num mar de moliço” (1966, 12 min., produção Media Filmes, P/B, com argumento de Fernando Assis Pacheco) e “Uma maré de moliço” (1976, 35 min., produção RTP).

Mas o filme realizado por Alfredo Tropa que mais nos interessa é o “Bárbara” (1980), um drama de 136 min., rodado em 1979 e 1980 na Torreira. Tem a particularidade de ser a primeira longa-metragem totalmente produzida pela RTP, e conta com figurantes locais e alguns actores conhecidos, como Artur Semedo, Orlando Costa, Ellen Matt, Júlio Cardoso, António Feio, João Enes, entre outros. O argumento deveu-se ao próprio Alfredo Tropa e a Fernando Assis Pacheco (1937-1995), jornalista e escritor, que se casou em Pardilhó, e era visita assídua no concurso televisivo “A visita da Cornélia”, estreado na RTP em 1977. A música foi de Manuel Freire (1942), que ficou famoso pela sua interpretação da “Pedra Filosofal”, e era de Veiros o seu pai, e de Ovar sua mãe. Tudo pois bons filhos da terra. O filme conta a história de um emigrante que regressa à terra natal, tentando modernizar a apanha de moliço com a draga “Bárbara”.


A RTP fez grandes reportagens na Murtosa em 1982 e 1986, e neste último ano veio a BBC filmar na Murtosa a apanha do moliço. Também em 1986 a Câmara Municipal da Murtosa decidiu passar para vídeo alguns filmes sobre o concelho, e em 1989 terá adquirido os seguintes vídeos: “O barco moliceiro”; “O Ti Taínha”; e “Na Maré de Peixe”. Data de 1992 um filme sobre a arte Xávega na Torreira, e em 1995 era rodado um documentário sobre o barco moliceiro.

O Cine-Clube de Avanca tem abundante produção própria nos últimos anos, com destaque para o cinema de animação. Tem ainda realizado anualmente, no verão, o seu Festival Internacional de Cinema de Avanca. Na primeira edição deste festival (1997) foi homenageado o Padre António Oliveira, pioneiro da realização local, com documentários amadores sobre Avanca.

Cabe igualmente referir dois filmes de ficção, “O D-Fensor de Pardilhó” I e II (2005 e 2008), realizados por Diogo Carvalho.

Nos últimos anos habituámo-nos a ver as notícias na “Ribeirinhas TV”, de José Vieira, e os documentários sobre a natureza no “Murtosa Tube”, do Dr. Jorge Bacelar, ambos disponíveis no www.youtube.com e no MEO. Entretanto algumas empresas locais têm-se publicitado em vídeo, e mesmo na TV. As próprias Câmaras Municipais e a Associação de Carnaval de Estarreja recorrem a empresas que lhes produzem conteúdos em vídeo. E tornaram-se habituais as presenças locais no programa matinal da RTP “Praça da Alegria”, na transmissão televisiva da Missa Dominical, e nos telejornais.

O Jornal de Estarreja, n.º 4653, 19.4.2013, p. 2

Sem comentários:

Enviar um comentário