sábado, 21 de abril de 2012

Apresentação do livro "História do Centro Paroquial e da Paróquia de Pardilhó"

O Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó celebra no próximo dia 30 de Abril de 2012 os seus 50 anos de existência. Para celebrar a data está preparado um programa de festejos, cujo ponto alto ocorrerá no dia 29 de Abril (Domingo):
16:00 horas - Eucaristia na Igreja de S. Pedro de Pardilhó, celebrada pelo Senhor Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos;
- Após a Eucaristia seguirá um desfile até ao Centro Paroquial, onde decorrerá uma Sessão Solene, seguida de lanche;
- Durante a sessão solene será apresentado o livro "História do Centro Paroquial e da Paróquia de Pardilhó", da autoria de Marco Pereira.

O Centro Paroquial de Pardilhó é uma IPSS, fundada em 30 de Abril de 1962, e actualmente com as valências de Jardim-de-infância, Creche, Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário, Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social, Cáritas, e CLDS - Contrato Local de Desenvolvimento Social. Presta serviços a milhares de pessoas no concelho de Estarreja, mas centra a sua actividade especialmente na freguesia de Pardilhó, onde faz a diferença na vida de várias centenas de pessoas. Com estas valências garante 32 postos de trabalho.
 

O livro que será apresentado é da autoria de Marco Pereira, advogado com escritório em Estarreja, e intitula-se “História do Centro Paroquial e da Paróquia de Pardilhó”. Abrange dois temas próximos:
1) Por um lado a evolução do Centro Paroquial, fundado em 1962 pelo Pe. Manuel Garrido e que começou com uma Cantina Escolar, abarcando depois várias valências sociais, em especial destinadas à infância. Mais recentemente o Pe. Pedro Cerantola encabeçou a construção das novas instalações, na Quinta do Rezende, com valências para crianças, idosos, e população necessitada em geral.
2) Outra vertente é a história da paróquia de Pardilhó, desde finais do século XVI. A primeira igreja de Pardilhó foi construída no século XVII, e substituída pela actual inaugurada em 1835. Duas capelas se construíram no século XVIII, Nossa Senhora dos Remédios e Santo António, esta segunda substituída na primeira metade do século XX. A história da Igreja em Pardilhó inclui a existência de um Bispo, D. Manuel Maria Ferreira da Silva, com longa obra nas Missões.

Sem comentários:

Enviar um comentário