segunda-feira, 15 de março de 2010

Faleceu o Professor Doutor António Manuel Pinto Barbosa

.
Nascido na Murtosa a 31.7.1917, faleceu na madrugada de 9 para 10 de Março último [2006], em Lisboa. O funeral realizou-se em Lisboa no dia 13, no cemitério da Ajuda. O Prof. Doutor António Manuel Pinto Barbosa era economista, foi professor universitário de grandes méritos e Ministro das Finanças. Embora de temperamento reservado e humilde marcou sempre a sua presença nos cargos em que desempenhou funções. Considerado um modernizador da economia e dos estudos económicos portugueses, era também um dos maiores economistas do nosso país e senhor de um vastíssimo currículo.

Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras em 1939, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF, hoje ISEG), e ali apresentou a sua dissertação de doutoramento em 1941, sob o título “Sobre a Indústria de Conservas em Portugal”.

Desde então passou a ser professor Catedrático na referida instituição (1941-79), onde reformou os estudos universitários em 1949, implementando uma notória modernização que em muito aproveitou às competências dos estudantes. Foi de igual modo, desde 1979, professor Catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde se jubilou em 1987, embora continuasse a docência e investigação. Leccionou ainda em diversos outros estabelecimentos do ensino superior.

Tem livros e trabalhos publicados em diversas revistas económicas e financeiras, além do que foi colaborador da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e do Diário de Lisboa, jornal a que estavam ligados familiares seus.

No entanto foi a política que tornou o seu nome conhecido em Portugal, começando por ser designado para o cargo de Subsecretário de Estado do Tesouro (1950-55), acumulando com a pasta do Orçamento desde 1953. Pelas suas qualidades técnicas, reconhecidas no país e no estrangeiro, e não por razões políticas, área a que se mantinha alheio, ocupou de seguida o importante e difícil cargo de Ministro das Finanças (1955-65), por insistência do Presidente do Conselho. A sua passagem por esse lugar, como por tantos outros, deixou marcas de uma grande competência. Depois de Ministro das Finanças foi Governador do Banco de Portugal (1966-74) e exerceu importantes funções em diversas organizações de índole económica e financeira, especialmente trabalhando para o Estado, podendo-se destacar as de representante de Portugal no Banco Mundial (1961-66) e no Fundo Monetário Internacional (1966-74). Foi além disso eleito Vice-Presidente da Câmara Corporativa em 1967.

Por outro lado pertenceu a diversas sociedades científicas portuguesas e estrangeiras, sendo sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa (desde 1976) e presidente do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências.

Em reconhecimento das suas qualidades e feitos foi condecorado com a Grã-cruz da Ordem de Cristo e, já em 1989, com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública. Por seu turno o Município da Murtosa condecorou-o com a Medalha de Ouro Municipal, pouco depois da inauguração da ponte da Varela, e tem um busto seu, junto à Santa Casa da Misericórdia, ali colocado em 1970.

Caberá aqui referir que foi durante a sua passagem pelo Ministério das Finanças que a ponte da Varela se concluiu, paga integralmente com a verba desbloqueada por este ministério e tendo sido inaugurada em 1964.

De notar que o Prof. Pinto Barbosa era sobrinho o conhecido banqueiro António Vieira Pinto e do Dr. Carlos Barbosa, ambos figuras ilustres do concelho da Murtosa. Deixa viúva sua esposa e tinha dois filhos, todos residentes na capital.

Apesar do currículo que só muito sumariamente aqui referimos, o falecimento do ilustre murtoseiro passou quase despercebido pela comunicação social portuguesa, que parece mais preocupada com as aventuras e desventuras de efémeras estrelas de alguns programas televisivos. Na verdade, que tenhamos percebido só o Expresso publicou, no seu suplemento de Economia, um “In Memoriam”, da autoria do Presidente do Conselho Científico do ISEG/UTL, Prof. José Luís Cardoso. Na televisão vimos apenas um noticiário no dia 10 de Março, e também ali uma ligeira referência ao falecimento, dizendo-o natural de Aveiro, o que naturalmente se lamenta.

In "O Concelho da Murtosa", n.º 2105, 27.3.2006, pp. 1 e 5
(publicado outro texto pelo mesmo autor, com pequena alterações, sob o título "Prof. António Pinto Barbosa", em "O Correio da Murtosa", n.º 41, Março de 2006, pp. 1 e 3)

Murtosa de Luto
FALECEU O PROF. DOUTOR
ANTÓNIO MANUEL PINTO BARBOSA

Faleceu na madrugada de 9 para 10 de Março [2006] em Lisboa o Prof. Doutor António Manuel Pinto Barbosa, um dos maiores vultos da história do concelho da Murtosa. O seu funeral realizou-se no dia 13, no cemitério da Ajuda.

Nascido na Murtosa em 1917, era economista e professor universitário, contando-se na sua vasta biografia inúmeros cargos de relevo no mundo económico e financeiro, em especial junto do Estado. Graças à sua excepcional competência foi designado para o cargo de Subsecretário de Estado do Tesouro (1950-1955) e logo de seguida para Ministro das Finanças (1955-1965), depois do que ocupou o lugar de Governador do Banco de Portugal (1966-1974).

No que interessa a obras locais, foi durante a sua passagem pelo Ministério das Finanças que a Ponte da Varela se concluiu, paga integralmente com a verba desbloqueada por este Ministério e tendo sido inaugurada em 1964.

In "O Jornal de Estarreja", e "O Concelho de Estarreja", 2006
.

Sem comentários:

Enviar um comentário