sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pequeno apontamento sobre a capela de S. Lourenço

.
A interessante fotografia publicada na página 23, do último número do jornal O Concelho da Murtosa, suscitou-nos o interesse de escrever algumas linhas com dados históricos da capela de S. Lourenço, em Pardelhas. Aqui os tem o leitor que, com um pouco de paciência para os ler, esperamos possa ficar com uma ideia geral dos sucessivos templos com a mesma invocação e pistas para ir mais além.

Diz D. Rodrigo da Cunha, no "Catálogo dos Bispos do Porto", 1623, que no Curado de Santa Maria da Murtosa, com 698 habitantes, anexo à Reitoria de Beduído, há uma única capela, que é a de S. Lourenço. Difícil será saber-lhe de mais antigos antecedentes, por escassez de fontes. As escrituras notariais de Estarreja, no Arquivo Distrital, não vão além de 1700, e as de Ovar, onde se conhecem diversas escrituras marinhoas, iniciam-se em 1654. No mesmo arquivo, os registos paroquiais da Murtosa, dos quais interessam mais os óbitos para o assunto em causa, iniciam-se em 1667 (baptismos), 1668 (casamentos) e 1668 (óbitos). Os registos da Matriz de Beduído não vão muito mais longe: 1612? (baptismos), 1654 (casamentos) e 1612? (óbitos). Pouco além se poderá ir, pois, do que informa D. Rodrigo da Cunha acerca da antiguidade do templo. Digamos que será pelo menos anterior a 1623.



O Pe. A. Carvalho da Costa, na "Corografia Portuguesa", 1708, nada mais adianta, limitando-se a confirmar a existência de uma única capela na Murtosa. Já a memória paroquial de 1758, publicada pelo Dr. Eduardo Costa no vol. 34 do Arquivo do Distrito de Aveiro, contribui com mais qualquer coisita. A capela de S. Lourenço é pública, tem três confrarias (S. Lourenço, S. João Baptista, D. Domingos/S. Luís) e não há romagem, nem nesta nem em qualquer outra da Murtosa.

Dá-nos abundante informação das capelas que se sucederam com a mesma invocação o Dr. José Tavares (N.M., IV, 1994, pp. 115 e ss.). Este nosso distinto conterrâneo teve acesso a diversos documentos particulares, os quais pôs em evidência juntamente com algumas ilustrações, de fotografias, postais e um mapa local. O erudito investigador indica a localização da capela apenas desde 1785, presumivelmente a original, próxima ao antigo edifício da Câmara Municipal, tendo aí estado até 1841. Este templo foi substituído por outro, que durou de 1841 a 1884, situado no canto sul-nascente da praça de Pardelhas. Porque mal localizado, com prejuízo da estrada que lhe passava em frente, a própria Junta substituiu o edifício por um novo, em 1885, situado por alturas do quiosque que actualmente está na praça.



Esta terceira casa, que é a mesma que vem na fotografia da última edição d’O Concelho da Murtosa, tinha o aspecto que se vê na primeira figura aqui reproduzida, a qual faz parte da primeira colecção conhecida de postais do concelho de Estarreja, editada em 1904. Reproduziu-a o Dr. José Tavares nas Notas Marinhoas e tem da mesma gravura uma cópia a Câmara Municipal. Como se vê, apresenta a capela ainda sem torre, isto é, antes da beneficiação feita em 1905 a expensas de Angelo Amador Leite, enriquecido no Brasil. Desses melhoramentos, que alteraram a fachada e acrescentaram uma torre com relógio, fez na época eco a imprensa local. Disso demos conta ainda recentemente, consultando por outras razões números antigos d’O Concelho de Estarreja, e talvez se tenha escrito algo n’O Jornal de Estarreja, que são os dois jornais do concelho de Estarreja naquele tempo. De memória, temos ideia que o Jornal da Murtosa, fundado em 1901, já não se publicava, e O Povo da Murtosa só seria fundado um pouco mais tarde. Pode admitir-se que nas décadas de existência dos jornais O Concelho da Murtosa e Progresso da Murtosa alguma coisa se tenha impresso nas suas colunas com interesse para o caso. A segunda figura que reproduzimos, também dum postal, é posterior ao melhoramento, como é evidente. Não sabemos ao certo a data da sua publicação mas o exemplar aqui reproduzido circulou pelo correio em 1909.

Construíram-se e demoliram-se três capelas, para finalmente darem lugar a uma igreja de S. Lourenço, concluída, como diz A. Nogueira Gonçalves, no "Inventário Artístico de Portugal" (Aveiro Norte, 1981), em 1939.

In "O Concelho da Murtosa", n.º 2099, 29.9.2005, p. 19
.

Sem comentários:

Enviar um comentário