terça-feira, 6 de abril de 2010

Nova estrada para Pardilhó e Murtosa

.
Quem queira aproveitar o fim de semana para dar um passeio de bicicleta, e ver as coisas novas que vão surgindo em Pardilhó, pode ir conhecer a nova estrada em construção, quase no início da Gândara para Estarreja. Embora as obras sejam recentes já está colocada uma camada de alcatrão, o que facilita o percurso antecipado ao longo dessa nova e larga via, rodeada pela mata e em relação à qual o piso foi razoavelmente elevado. A meio caminho vai-se encontrar uma rotunda que faz a ligação ao Parque Industrial, cujas ruas internas são visíveis a curta distância. E mais adiante está em construção uma ponte sobre o caminho de ferro, de onde se segue até à rotunda da entrada-saída da Auto-Estrada em Avanca.


Por outro lado no início das obras em Pardilhó está prevista a construção de outra rotunda, vindo a surgir a partir dela uma ligação à estrada da Fevereira para Ovar. Do mesmo local outra via irá ter às proximidades da rotunda do depósito da água, entre o Bunheiro e o Monte da Murtosa, portanto muito perto do Parque Industrial da Murtosa, sito no lugar do Feital do Bunheiro.

Com facilidade se percebe que a nova obra é um melhoramento que muito interessa a Pardilhó e à Murtosa, pelas facilidades no transporte e acessos para as actuais e novas indústrias, localizadas à entrada de Pardilhó e da Murtosa. Interessa também para a vinda de turistas, na sua maioria dirigidos à Torreira, e para a fixação de população residente, ou por haver trabalho cá ou por se tornar mais fácil ir todos os dias trabalhar para mais longe, como é o caso de Aveiro e do Porto, regressando a casa no final do dia. Não se sabe é se com as melhores acessibilidades poderão vir para cá morar pessoas de outras terras que se empreguem nas novas empresas, ou mesmo se virão pessoas de fora todos os dias trabalhar voltando ao fim do dia às suas terras, nesse caso nada deixando da riqueza produzida.


LAVADOURO DO OLHO DE ÁGUA
Quando fui conhecer a nova estrada tive a curiosidade de saber se era possível avistar dela o lavadouro do Olho de Água, pois assim parecia guiando-me pelo desenho no mapa. E é verdade, o lavadouro é visível do lado norte, meio escondido entre o matagal. O antigo caminho de acesso mal se reconhece e está intransitável, as águas estão paradas e estagnadas, e o arvoredo apoderou-se do sítio como se vê pelas fotografias juntas.

Na cobertura do lavadouro encontra-se a inscrição “JFP 1952”, a significar Junta de Freguesia de Pardilhó e o ano da construção, o que já conhecia de notícia antiga do jornal de Pardilhó. De facto O Concelho de Estarreja, n.º 2551, de 20.10.1951, pág. 1, publica notícia da Junta ter começado a construir o lavadouro do Olho de Água. Numa estrutura anexa ao coberto outra inscrição assinala “C.M.E. 1949”, obra da Câmara de Estarreja, ao tempo presidida pelo Dr. Jaime Ferreira da Silva, que era de Pardilhó.


Não sei dizer se uma limpeza traria ao local alguma dignidade ou sequer se há interesse em que se faça. Se houver, faz sentido que o acesso ao lavadouro seja feito por ligação de caminho e escada à nova estrada em construção, pois fica a poucos metros de distância e o velho acesso é hoje impraticável.

In "O Concelho de Estarreja", n.º 4202, 19.5.2009, p. 8
.

2 comentários:

  1. Olá!
    Esses locais mereciam sim uma limpeza,fazem parte do nosso património e a beleza deles sobressairia concerteza.Boa estrada e limpeza dos locais era óptimo :)

    Abraço
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo Marco! Se calhar até estávamos a caminhar no sentido certo mas não se conseguia ver nada dada a densidade da vegetação. Eu já tinha lido este seu texto e lembrei-me imediatamente destas fotos. Por mim estou disposto a voltar em busca do referido. Abraço e muito obrigado.
    antonio almeida

    ResponderEliminar