.
A figura que se publica com este artigo encontra-se exposta na Biblioteca Municipal de Ovar. É a cópia do projecto da ponte do caminho-de-ferro sobre o esteiro de Canelas, feito em Ovar e com a data de 10.3.1862, do qual foi autor Luiz Zapata.
A figura ora publicada n’O Jornal de Estarreja, por sair em ponto pequeno e a preto e branco, não dá uma noção perfeita do projecto da ponte de Canelas. Quem tiver interesse em a ver a cores (e vale a pena) poderá fazê-lo na internet, no endereço http://historia-estarreja-murtosa.blogspot.com/, onde é possível ampliá-la.
Na época em que se projectou esta ponte estava em construção a Linha do Norte dos caminhos-de-ferro, sendo inaugurado o serviço regular de comboios entre Devezas (Gaia) e Estarreja em 8.6.1863, com abertura provisória no ano anterior. Canelas situava-se na ligação entre Estarreja e Taveiro, que inaugurou-se em 10.4.1864. No entanto a freguesia ficou a ver os comboios passar, nas primeiras décadas do caminho-de-ferro, só possuindo apeadeiro próprio desde 1902, ainda assim antes de Salreu cujo apeadeiro data de 1911. Por último a casa de Estação de Canelas, recentemente recuperada, ficou concluída em 1940.
In "O Jornal de Estarreja", n.º 4497, 13.11.2009, p. 5
.
Sem comentários:
Enviar um comentário