sábado, 7 de novembro de 2009

Eclipse do Sol em Pardilhó

.


Legenda da figura: Mapa publicado na Ilustração Portuguesa, 1912, 1.º Semestre, p. 462.
A linha tracejada representa a faixa de melhor visibilidade do eclipse de 1912.


Quando há tempos se começou a falar de um eclipse total do sol que seria visto em Portugal, coisa tão rara que não se via por cá desde os inícios do século XX, veio-nos à memória a ideia de já ter visto uma referência ao anterior eclipse. Foi há dois ou três anos, quando consultávamos a revista de generalidades Ilustração Portuguesa, suplemento semanal do jornal O Século e muito utilizada por historiadores e outros, para extrair ilustrações ou outra informação.

Pois o eclipse total imediatamente anterior ao de há semanas, visto no nosso país, ocorreu em 1912, e a faixa de melhor visibilidade, com cerca de 12 Km de largura, passou pela Torreira, Pardilhó e Ovar. A esta última povoação, sede dum concelho nosso vizinho, acorreu uma autêntica peregrinação de homens de ciência, estudantes, jornalistas e meros curiosos portugueses, além mesmo de astrónomos estrangeiros, todos com a intenção de admirar e até estudar o raro fenómeno.

É certo que por toda a imprensa portuguesa da época se abordou o assunto. Confessamos que não procurámos ir além do que já sabíamos, pois o eclipse visto pelos nossos avoengos não nos parece mais que uma mera curiosidade. Na Ilustração Portuguesa de 1912, 1.º semestre, pp. 461-462 e pp. 549-554 estão os dados que consultáramos.

In "O Jornal de Estarreja", n.º 4317, 4.11.2005, p. 6
.

Sem comentários:

Enviar um comentário